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Auxílio acidente – Solicitar pelo aplicativo

 

 

 

 

 

O auxílio acidente é um direito que as pessoas têm de pedir quando se envolveram em um acidente. No caso de uma solicitação por parte do usuário, o aplicativo auxilia na busca pelo serviço e pode oferecer outros serviços de caráter social como ajuda financeira.

Saiba como utilizar o aplicativo sempre que necessitar! O auxílio acidente é um benefício concedido pelo governo brasileiro aos donos de veículos que sejam lesionados ou prejudicados em acidentes.

É possível solicitar o benefício através do aplicativo Auxílio-Acidente. O auxílio-acidente é concedido aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que sejam vítimas de acidentes de trabalho ou de outra natureza.

As condições para receber este benefício são: ser portador de uma doença profissionalmente declarada, ter ido ao médico dentro de 72 horas após o acidente, ter sofrido lesão corporal grave e não ter condições de seguir com as atividades diárias.

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Crédito de Imagem/Conteúdo Autor – Youtube

Outras informações podem ser obtidas pelo aplicativo Auxílio Acidente.

Como solicitar o auxílio-acidente?

Se você sofreu um acidente, é importante saber como solicitar o auxílio-acidente. Os principais aplicativos de solicitação de auxílio acidente são o Imposto de Renda (IR) e o Seguro-desemprego (SD).

A solicitação do auxílio acidente pelo IR é feita na página da Receita Federal no site da Internet.

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O contribuinte precisa informar os dados do seu nome, CPF, endereço completo, data e local da ocorrência, tipo de acidente, montante do salário efetivo apurado no mês anterior à data da solicitação e dados do seguro-desemprego contratado.

O que fará o INSS ao receber a solicitação?

O INSS irá analisar a solicitação e decidirá o que fazer. Dependendo do caso, pode acionar os seguintes serviços:

Auxílio acidente: caso o pedido seja justificado;

Aposentadoria por invalidez: caso não haja condições de comprovar a doença;

Benefício de Prestação Continuada (BPC): caso tenha acesso à assistência médica;

Auxílio-deficiente: se for necessário cumprir requisitos mais elevados para receber auxílio-acidente.

Quando é preciso apresentar um pedido de auxílio acidente?

O pedido de auxílio-acidente deve ser apresentado no máximo no prazo de 60 dias após o ocorrido.

O pedido deverá ser apresentado no prazo de 90 dias após o ocorrido.

Conclusão

Apesar de ter sido criado com o objetivo de auxiliar os motoristas em situações de acidente, o aplicativo Auxílio-acidente não é usado com frequência devido às dificuldades encontradas para solicitar o benefício. Para facilitar a solicitação, veja algumas dicas:

  • Lembre-se de levar todos os documentos necessários para provar que você é vítima do acidente; este material pode incluir um comprovante de inscrição no serviço de segurança social, uma carteira de motorista válida e um recibo do hospital onde foi atendido.
  • Coloque o nome completo da pessoa que está solicitando o auxílio – inclusive o apelido – no campo “assinatura digital” da aba “Informações sobre o auxílio-acidente”.
  • Escolha a “justificativa do pedido de auxílio-acidente” e explique brevemente o que aconteceu no acidente.
  • Faça um resumo do evento, incluindo os pontos principais da história.
  • Faça uma descrição objetiva e detalhada do local onde ocorreu o acidente, incluindo as características da estrada, dos arredores e dos veículos envolvidos. 

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