Veja com quantos anos pode fazer cartão de crédito e consiga o seu o mais rápido que puder.
Se você está pronto para obter seu primeiro cartão de crédito ou se é um pai que deseja obter um para seu filho, pode estar se perguntando quantos anos alguém precisa ter para se qualificar.
Naturalmente, nem todo mundo pode obter um cartão de crédito, e há requisitos de idade para assumir a responsabilidade.
A construção de crédito o mais rápido possível é muitas vezes saudada como um passo fundamental para estabelecer uma sólida posição financeira. Existem diferentes maneiras de obter crédito, e abrir um cartão de crédito é uma das mais populares.
Mas se você deseja abrir um cartão de crédito, convém entender os requisitos de idade e quaisquer outras qualificações que precise atender. Veja a seguir, com quantos anos pode fazer cartão de crédito.
Com quantos anos pode fazer cartão de crédito?
Construir um histórico de crédito sólido é uma das tarefas mais importantes na vida de um jovem, e quanto antes começar, melhor.
Dito isso, a idade mínima para ser titular do cartão principal para a maioria dos emissores de cartões é 18 anos. Mas, alguns liberam a emissão de cartão de crédito adicional para menores de idade.
Porém, cartões de crédito para menores de 18 anos funcionam como uma extensão do principal, pertencente ao dono do cartão.
Portanto, mesmo sendo uma extensão do principal, os cartões compartilham os mesmo benefícios, ou seja, a mesma fatura, que é responsabilidade do titular do cartão.
Os cartões de extensão não são limitados apenas para os pais do jovem, também pode ser outra pessoa, como: conhecidos, padrinhos, tios e avós.
Como conseguir cartão de crédito para menores de 18 anos?
Quando o assunto é com quantos anos pode fazer cartão de crédito, o primeiro passo para conseguir um cartão é ter um responsável maior de idade que possui uma conta em alguma instituição, essa é a principal forma de conseguir um cartão adicional.
Como dito acima, os bancos não exigem que os titulares do cartão sejam apenas os pais do menor, isso facilita que outros responsáveis possam solicitar o cartão adicional, basta ser maior de idade.
Outra maneira para o menor conseguir um cartão de crédito é por meio de uma declaração de renda própria, a partir do 16 anos de idade, ou caso consiga comprovar sua emancipação.
A seguir mostraremos algumas opções que podem liberar o cartão para menores.
Cartão adicional
Funcionado como uma extensão do titular do cartão, um cartão adicional pode ser emitido para menores de idade. Mas o responsável pelo pagamento da fatura é o titular do cartão.
Os benefícios oferecidos pelo cartão são iguais para os dois, essa é uma das maneiras mais escolhidas para emitir um cartão de crédito para menores de idade.
O responsável pelo cartão possui acesso total a todas as movimentações da conta do menor, essa é a forma para controlar os gastos financeiros.
Cartão universitário
Para conseguir um cartão universitário, o menor precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior.
Nessa situação, cabe à instituição financeira realizar uma análise dos dados e fazer a aprovação.
Emancipação
A emancipação dá não só o direito do jovem ter um cartão de crédito, mas também diversos direitos e responsabilidades. Uma escritura feita no cartório que torna o menor de idade responsável pelos seus atos e âmbitos civis.
Como começar a construir crédito
Depois de ter um cartão, você deve usá-lo com responsabilidade. Começar com bons hábitos de crédito pode ajudá-lo a aumentar sua pontuação de crédito rapidamente.
Tenha em mente os fatores que as agências de crédito consideram ao determinar sua pontuação de crédito: histórico de pagamentos, utilização de crédito, idade do crédito e novo crédito.
Ao começar com crédito, pode ser tentador fazer alarde com seus fundos recém-disponibilizados.
No entanto, é importante gastar apenas dentro de suas possibilidades para evitar dívidas no cartão de crédito.
Usando seu cartão de crédito apenas para compras que você sabe que pode pagar no final do mês, mantendo sua utilização de crédito (quanto do seu crédito disponível você está usando) abaixo de 30% e pagando sua fatura de cartão de crédito no prazo e integralmente são algumas das coisas mais importantes que você pode fazer para manter sua pontuação de crédito alta.
Para se preparar para o sucesso, comece com um cartão e trabalhe na construção de seu crédito por pelo menos seis meses antes de solicitar outro.
Dedicar um tempo para desenvolver uma boa pontuação de crédito abrirá um novo nível dos melhores cartões de crédito, com melhores recompensas, melhores taxas e melhores bônus de boas-vindas.