Quer saber como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito? Veja a seguir.
Ter um cartão de crédito é praticamente uma necessidade no mundo de hoje. Se você está apenas começando, fazer pagamentos mensais regulares em um cartão de crédito é uma boa maneira de construir um histórico de crédito e estabelecer uma pontuação de crédito forte.
Uma das primeiras coisas que você pode notar na fatura do seu cartão de crédito é o pagamento mínimo.
Pode ser uma taxa fixa, uma porcentagem do seu saldo ou uma combinação de ambos. Não importa como é calculado, o pagamento mínimo é o menor valor que você tem que pagar para manter seu cartão de crédito em dia.
O valor geralmente é bastante baixo em comparação com o extrato total do cartão de crédito, portanto, pode ser tentador pagar apenas o pagamento mensal mínimo, especialmente quando o dinheiro está apertado.
No entanto, pagar até mesmo uma pequena quantia a mais do que o pagamento mensal pode ajudá-lo a pagar seu saldo mais rapidamente, economizando dinheiro em pagamentos de juros e potencialmente melhorando sua pontuação de crédito.
Veja abaixo, como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito.
Como funciona o pagamento mínimo do cartão de credito
Um pagamento mínimo é o menor valor que o emissor do cartão de crédito aceitará para o saldo do cartão de crédito a cada mês.
Você deve pagar pelo menos esse valor para que seu pagamento seja considerado “dentro do prazo” e para evitar multas por atraso e outras penalidades.
Alguns credores podem até aumentar sua taxa de juros se você fizer um pagamento atrasado.
O valor do seu pagamento mínimo geralmente é calculado como uma porcentagem do saldo pendente ou um valor definido em reais. Geralmente fica entre 1% e 3% do saldo pendente do seu cartão de crédito e inclui juros acumulados e taxas aplicáveis.
Geralmente, se o saldo total for menor que o mínimo devido, o saldo deve ser pago integralmente.
É importante entender as políticas de pagamento mínimo do emissor do cartão de crédito, pois elas variam de empresa para empresa.
O que fazer se você não puder pagar todo o saldo
Quando se fala em como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito, é importante pagar pelo menos o mínimo a cada mês para evitar multas por atraso, multas e preservar sua classificação de crédito.
Se possível, você deseja pagar o saldo integralmente todos os meses para manter sua utilização baixa e economizar um pacote de juros e possivelmente ajudar a aumentar sua pontuação de crédito. Mas e se você estiver precisando de dinheiro e não puder pagar o saldo total?
Pague o máximo que puder confortavelmente para reduzir o saldo. Isso permite que você saia das dívidas mais rapidamente e libere fundos para atingir outras metas financeiras.
Criar um orçamento pode ajudá-lo a controlar seus gastos. Corte ou reduza suas despesas e coloque o dinheiro extra em seus cartões de crédito. Você também pode tentar encontrar outras maneiras de ganhar uma renda extra, como conseguir um emprego de meio período ou explorar oportunidades freelance.
A escolha de uma estratégia de reembolso de cartão de crédito também ajudará você a priorizar quais cartões de crédito pagar primeiro. Por exemplo, o método avalanche de pagar seus cartões faz com que você se concentre nas contas com as taxas de juros mais altas.
Você também pode seguir o método bola de neve, que exige que você atinja primeiro o cartão com o saldo mais baixo.
Saldo de cartão de crédito: O que é?
Quando você usa um tarjeta de crédito para fazer uma compra, o valor cobrado é adicionado ao total devido, geralmente chamado de saldo do cartão de crédito.
Seu saldo não é apenas a soma de suas compras, no entanto. Também inclui os juros que você deve sobre o seu saldo, bem como quaisquer taxas e penalidades que o emissor do cartão tenha cobrado de você.
Isso pode incluir taxas anuais, taxas de transações estrangeiras, taxas de adiantamento de dinheiro, multas por atraso de pagamento e muitas outras.
No final de cada ciclo de cobrança mensal, o emissor do cartão informará quanto você deve, o pagamento mínimo exigido de você e quando o pagamento vence.
Fazendo pelo menos o pagamento mínimo e dentro do prazo, você ficará em dia com o emissor do crédito. O saldo restante é transferido para o saldo do mês seguinte e continua a acumular juros.
Por esse motivo, é melhor pagar mais do que o mínimo e, idealmente, quitar o saldo integralmente todos os meses.
Conclusión
Agora que você já sabe como funciona o pagamento mínimo do cartão de crédito, se você puder fazer isso, pagar mais do que o pagamento mínimo em seu cartão de crédito pode economizar muito em juros e ajudar a proteger sua classificação de crédito.
Melhor ainda, pagar o saldo integralmente ajudará você a evitar o pagamento de juros e a manter sua taxa de utilização baixa.