O processo de se preparar para uma bolsa de estudos pode ser um momento longo e desafiador, mas não é impossível conseguir qualquer tipo de bolsa no Brasil.
No artigo abaixo, você será direcionado aos passos necessários para aproveitar todos os programas de bolsas oferecidos pelos estados brasileiros.
A bolsa de estudos é um benefício oferecido pelo governo federal, estadual ou municipal para os estudantes que cursarem uma instituição de ensino superior.
Ela tem duas formas diferentes a pessoa pode receber uma bolsa integral, que é o valor mensal pagamento pelo governo, ou pode receber uma bolsa parcial, que é um valor percentual do valor da bolsa integral.
Apenas alunos com renda familiar per capita inferior a 2 salários-mínimos por pessoa fazem parte da lista de beneficiários da bolsa de estudos.
Para se candidatar às bolsas de estudo, você precisa ter acesso à internet e ter registrado seu cadastro no site do programa
Os critérios para seleção das instituições de ensino superior para a concessão das bolsas são estritamente políticos, já que cada governo tem as suas próprias especificações.
Por isso, é importante que o candidato se informe bem sobre os critérios de seleção dos programas de bolsa de estudos antes de fazer qualquer tipo de pedido.
A bolsa de estudos pode ser utilizada para custear todo o curso superior, desde que o título seja reconhecido pelos principais programas de educação superior do país.
No entanto, alguns cursos oferecidos pela rede pública possuem um preço mais elevado que os cursos oferecidos por instituições privadas.
Por isso, é importante pesquisar antes de se candidatar às bolsas de estudo para saber qual é a melhor opção financeira para você.
As vantagens da bolsa de estudos em um Estado do Brasil
As principais vantagens da bolsa de estudos em um Estado do Brasil podem ser resumidas em duas palavras: facilidade e segurança. Além disso, as instituições de ensino superior disponíveis no Brasil oferecem oportunidades para estudantes de todo o país.
Especialmente quando comparados com outros países da América Latina, onde os estudantes têm que lidar com dificuldades para obter uma bolsa de estudos no exterior.
Bolsa de estudo fora do Brasil te dará uma experiência incrível
A diferença entre uma bolsa de estudo brasileira e um programa de estudos fora do Brasil pode ser observada no preço, na qualidade dos cursos oferecidos e, principalmente, no perfil dos alunos.
Os programas estrangeiros costumam ser mais caros que os brasileiros, porque as instituições oferecem melhores cursos e os alunos tendem a ter um nível superior de aprendizado.
Outra diferença importante é que, nos programas estrangeiros, os alunos costumam ter acesso a bolsas de previdência social, o que é inexistente nos cursos oferecidos pelas instituições brasileiras.
Se você está sozinho, busque ajuda. Se está com familiares, procurar os amigos. Quando ele for se candidatar à bolsa de estudo, lembre-se de que há diversas formas de consegui-la.
Para começar, é possível procurar a universidade do seu estado ou município para saber se ela oferece bolsas de estudo para brasileiros. Também é possível fazer uma pesquisa na internet e ver se há cursos oferecidos pela instituição que deseja cursar.
Lembre-se de informar o nome completo da instituição, o endereço onde ela está localizada e o número de vagas abertas.
Gostou deste conteúdo? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Receba diariamente conteúdos exclusivos se inscrevendo aqui no Google News 100% gratuitos e também aqui em nosso Blog Perencanaan Keuangan. Obrigado!