Publisitas

O que é fintech? Tudo o que você precisa saber sobre esse termo dentro do mundo digital.

 

 

 

 

 

Você sabia que a Fintech é uma “tecnologia financeira”? As empresas fintech são empresas que usam novas tecnologias para competir com métodos tradicionais de serviço financeiro. Essas tecnologias incluem Blockchain, big data e inteligência artificial.

A tecnologia financeira (fintech) transformou a forma como gerenciamos nossas finanças, inclusive os bancos. Com o uso de aplicativos de banco digital e serviços online, podemos acessar nosso dinheiro a qualquer hora e em qualquer lugar.

Podemos até visualizar nosso saldo e transferir dinheiro de uma conta bancária para outra com o apertar de um botão. A fintech também está melhorando nossas vidas financeiras automatizando muitos processos de negócios.

Entenda melhor o que é Fintech

As plataformas de pagamento online fornecem serviços de processamento de pagamentos que permitem que os usuários façam compras através de seus sites.

Esses serviços envolvem um banco ou um adquirente terceirizado, que então repassa as informações de pagamento junto à instituição financeira.

Iklan

O objetivo é tornar os pagamentos mais fáceis, rápidos e seguros para os consumidores. Existem vários componentes para uma plataforma de pagamento online, incluindo uma conta de comerciante, um processador de pagamento e um gateway de pagamento.


Leia também:

Leia: Saiba Como Acumular Milhas no Cartão de Crédito
Leia: 03 Formas de Financiamento Imobiliário Para 2022

A principal diferença entre uma plataforma de pagamento fintech e uma tradicional é o método de autenticação. As plataformas de pagamento fintech estão ligadas às instituições financeiras existentes e à infraestrutura de pagamento digital usando a tecnologia de TI.

Iklan

Esses serviços podem ajudar a fornecer vários métodos de pagamento aos usuários e muitas vezes são personalizados para atender às suas necessidades. Como resultado, eles são mais flexíveis do que os serviços de pagamento tradicionais.

O uso de análises avançadas e big data é um grande foco para inovadores de fintech. Alguns estão experimentando novas maneiras de avaliar o valor do crédito, incluindo avaliar os cursos superiores e pontuações de confiança com base em dados de redes sociais.

Embora muitos desses experimentos fracassem, o potencial de inovação disruptiva é muito real. Analisando e prevendo as necessidades dos clientes, big data e análises avançadas podem ajudar as empresas a desenvolver soluções inovadoras que melhorem a maneira como fazem negócios.

Outros estão focados no banco corporativo, onde seu principal objetivo é melhorar a cadeia de valor do setor bancário existente. Aqueles que se concentram no setor corporativo frequentemente firmam parcerias com gigantes de longa data que têm uma infraestrutura tecnológica bem desenvolvida e relacionamentos com clientes existentes.

Inteligência artificial aliado ao mundo fintech

O uso da IA em aplicativos de fintech permite que os bancos entendam melhor os clientes e tossem decisões com base em seu perfil. Dessa forma reduz despesas, como horas de funcionários e prevenção de fraudes.

Além disso, proporciona uma melhor experiência ao cliente, o que pode levar à repetição de negócios. A tecnologia também é capaz de examinar dados melhor do que analistas humanos.

A IA em aplicações fintech pode ajudar empresas financeiras com suporte ao cliente em tempo real, prevenção de fraudes, gerenciamento de ativos e serviços de consultoria financeira personalizados.

A aplicação da IA na fintech pode melhorar a precisão e eficiência das análises. Isso também pode tornar o processo de interação do cliente mais rápido e mais valioso.

O aprendizado de máquina e os algoritmos de IA estão facilitando que as empresas financeiras entendam grandes conjuntos de dados e identifiquem tendências

Uma das aplicações mais comuns de machine learning em fintech é a pontuação de crédito. Ele ajuda os credores a obter uma melhor visão sobre a capacidade de um tomador de fazer pagamentos.

Essa nova tecnologia pode processar mais camadas de dados do que a pontuação de crédito tradicional, o que requer julgamento humano. Além disso, esses aplicativos podem abrir fontes de dados alternativas para os credores.

Gostou deste conteúdo? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Receba diariamente conteúdos exclusivos se inscrevendo aqui no Google News 100% gratuitos e também aqui em nosso blog. Obrigado!

Leia também:

Leia: 05 Dicas Para Obter Recursos e Investimentos
Leia: 04 Dicas Fáceis Para Adesão do Consórcio Embracon Hoje

Anda di sini: