Você sabe como acumular milhas no cartão de crédito? Se sua resposta foi “não”, saiba que não está só. Mais de 2 bilhões de reais são desperdiçados todos os anos no Brasil porque pontos e milhas perdem a validade antes de serem usados.
Olha só quanto prejuízo! Isso porque muita gente sequer sabe que está perdendo dinheiro por isso. Não seja uma dessas pessoas… Pontos e milhas são uma boa maneira para se fazer uma renda extra ou economizar em viagens e produtos.
Seja ao comprar uma geladeira ou o pão quentinho na padaria, você pode acumular milhas no cartão de crédito. Isso mesmo! Ao fazer essas e outras compras, você junta pontos que podem se transformar em milhas aéreas.
Gostou daa ideia? Então continue lendo este artigo e veja o passo a passo de como acumular milhas no cartão de crédito.
1. Verifique os benefícios das milhas no cartão de crédito
Antes de mais nada, você deve se informar com a administradora do seu cartão de crédito. Cada banco, bandeira e categoria de cartão de crédito tem diferentes regras e benefícios. Fique de olho nestes três aspectos principais:
- Veja como é feita a conversão dos pontos para milhas. Na maioria dos cartões, a conversão tem equivalência de uma milha para cada dólar gasto. Mas existem alguns, especialmente intermediários e de alta renda, que oferecem mais. Lembrando que o dólar é suado como referência, mas as compras pode ser em reais mesmo.
- Verifique o prazo de validade dos pontos para evitar que eles expirem.
- Confirme se o seu cartão de crédito tem alguma parceria com o programa de milhagem da companhia aérea.
Você pode encontrar essas informações na seção “Cartão de Crédito” do seu Internet Banking, ligando para a central de atendimento do seu banco ou falando diretamente com o gerente da sua conta.
O serviço pode ser feito por telefone ou na sua agência, se preferir conversar pessoalmente. Também detalhamos algumas informações que podem te ajudar aqui.
2. Verifique seu cadastro no programa de fidelidade
Para grande parte dos cartões de crédito, ao adquirir o cartão automaticamente você começa a acumular ao fazer suas compras no crédito. E, ao pagar a sua fatura, você recebe o bônus equivalente a todos os gastos do mês do anterior.
Mesmo assim, vale a pena checar essa informação. Isso porque, caso seja necessário fazer um cadastro prévio, só depois desse procedimento é que você vai passar a juntar os tão cobiçados pontos.
Consulte seu saldo
Para acompanhar de perto a evolução dos seus pontos do cartão de crédito, acesse a consulta disponível nos sites e aplicativos dos bancos ou veja a informação na sua fatura.
3. Para onde transferir seus pontos
Esse é um passo muito importante. É hora de se cadastrar em um dos programas de milhas oferecidos pelas companhias aéreas No Brasil, os principais são: TudoAzul (Azul), Smiles (Gol) e Latam Pass (Latam).
É interessante concentrar suas milhas em um ou, no máximo, dois programas. Assim, quanto mais vai acumulando, maiores seus ganhos em um período de tempo menor. Afinal, você não vai querer esperar uma eternidade e deixar que os pontos expirem, não é!?
Se você já é fiel a alguma companhia aérea ao fazer viagens de avião, pode ser melhor escolher o programa dessa mesma empresa. Caso não tenha nenhuma preferência, busque o programa de milhagem daquela que tem as melhores condições de acordo com as suas necessidades.
4. Fique de olho nas promoções
Outros fatores que podem ser decisivos para otimizar o acúmulo são as promoções de bônus para a transferência de pontos para o programa de fidelidade das companhias. Tanto nos sites oficiais dos programas, quanto em canais de informação, é possível encontrar detalhes sobre essas ações.
São promoções que costumam ter duração de um a três dias e são sempre uma ótima oportunidade para transferir.
5. Use o cartão de crédito a seu favor
Organize suas finanças utilizando o cartão de crédito a seu favor. Muita gente prefere passar tudo no débito, especialmente compras de pequeno valor, como um item de supermercado, um lanche ou só umas balinhas.
Mas ao usar o débito, você não pontua. Então, vale a pena centralizar os gastos no cartão de crédito, sempre mantendo controle dos gastos, de forma a acumular muitos pontos mais.
Estamos falando portanto, de uma pequena mudança de hábito, mas que poderá fazer uma enorme diferença na sua vida. Por isso, não tenha medo! Com moderação e um bom planejamento financeiro — para que sua fatura jamais ultrapasse o que você pode pagar.
6. Transforme seus pontos em milhas
Não basta ir juntando os pontos no cartão de crédito e deixá-los lá. Para que eles se transformem em milhas e possam de fato ser utilizados ser transformados em uma renda extra, é necessário transferi-los para o programa de milhagem da companhia aérea que você escolheu.
Esse processo é bem simples, mas em cada instituição financeira ele é feito de um jeito diferente. Abaixo apresentamos o caminho nos principais bancos do país. Encontre o seu e veja como proceder.
Ti è piaciuto questo contenuto? Se è così, condividilo con i tuoi amici e sui tuoi social network. Ricevi contenuti esclusivi ogni giorno iscrivendoti qui Google Notizie 100% gratuito e anche qui nel ns Portale Pianifica le tue finanze. Grazie!
Equipe Planeje as Finanças Agradece!
Fonte: Blog das Milhas