O fluxo de caixa é um componente vital de qualquer negócio. Sem ele, as operações não podem ser realizadas. Uma empresa não pode esperar que seus clientes os pagassem, por isso deve sempre ter dinheiro disponível.
Compreender o equilíbrio entre o dinheiro que entra e o dinheiro que será lançado o ajudará a determinar a estratégia certa para o seu negócio. Essas informações também ajudarão você a evitar ter um déficit em dinheiro.
O fluxo de caixa positivo é uma parte importante do sucesso dos negócios. Ele garante que uma empresa sempre tenha dinheiro suficiente para atender às suas necessidades e que possa planejar com antecedência o pior cenário.
O que é fluxo de caixa? Como funciona?
Um fluxo de caixa saudável ajuda a estabelecer confiança entre os negócios e seus clientes
Isso significa que os clientes podem ter certeza de que os pagamentos serão feitos quando precisarem deles. Ao mesmo tempo, garante que uma empresa tenha dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações financeiras com os fornecedores.
Um fluxo de caixa positivo da empresa pode ser determinado por quanto dinheiro está chegando e sai todos os meses.
Isso geralmente é medido nos ganhos antes de juros e impostos, ou EBIT. Também pode ser medido pela mudança no capital de giro, que é a diferença entre os ativos e passivos atuais da empresa.
As entradas e saídas de caixa projetadas também são refletidas nos saldos nas contas a pagar e as contas a receber. Um fluxo de caixa positivo indica que a empresa é eficiente e lucrativa.
O fluxo de caixa negativo é a situação em um negócio em que a empresa gasta mais dinheiro do que gera
É um problema comum e pode acontecer em qualquer tipo de negócio. Isso pode ocorrer devido a vários motivos, incluindo baixas margens de produtos, altos custos indiretos e má gerenciamento de crédito.
O fluxo de caixa negativo pode causar um desequilíbrio nos ativos de receita e líquido e pode fazer com que os negócios sejam fechados ou sejam vendidos.
O preço inadequado de produtos ou serviços é outra causa comum de fluxo de caixa negativo.
Ter baixas margens de lucro pode forçar você a aumentar os preços, mas também é importante evitar sobrecarga, pois isso desencorajará os consumidores.
Por outro lado, a cobrança muito baixa resultará apenas em retornos mais baixos e não melhorará sua posição no mercado.
Preços inadequados e processos complicados de faturamento também podem levar a atrasos nos pagamentos, o que afetará sua capacidade de pagar fornecedores e custos indiretos.
O fluxo de caixa livre é o valor do fluxo de caixa operacional que está acima das despesas de ativos fixos e do capital de giro.
Em termos simples, significa que uma empresa tem mais dinheiro livre do que precisa investir em novos ativos. É um indicador útil da saúde de uma empresa. Se for muito alto, uma empresa pode estar com problemas.
Embora o fluxo de caixa livre não seja uma métrica financeira bem conhecida, pode ser uma ferramenta importante para uma saúde financeira da empresa.
Ele pode mostrar a capacidade de uma empresa de financiar iniciativas de crescimento futuras, fornecer financiamento da dívida e pagar dividendos aos acionistas.
É uma métrica crítica que ajuda profissionais e investidores do setor a avaliar a estabilidade financeira de uma empresa e seus planos futuros.
O fluxo de caixa operacional é o fluxo de dinheiro fornecido pelas operações
Também pode ser chamado de fluxo de caixa livre das operações. Existem algumas maneiras diferentes de calcular. Vamos olhar para três exemplos. O primeira mostra a posição de dinheiro de uma empresa no final de um mês.
O fluxo de caixa operacional pode ser uma medida útil para prever o sucesso futuro de uma empresa. Pode indicar se uma empresa exigirá ou não financiamento externo.
O objetivo é continuar operando o fluxo de caixa mais alto que a saída de caixa. Quando isso acontece, indica que a empresa é saudável e capaz de pagar dívidas.
Fluxo de caixa livre após pagar dividendos, comprar ações de volta ou pagar dívidas. O fluxo de caixa livre após pagar dividendos, comprar ações de volta ou pagar dívidas é uma métrica importante para a saúde financeira de uma empresa.
Ele mostra quanto dinheiro uma empresa pode usar para atender às suas contas e investir. Também é chamado de rendimento de fluxo de caixa livre e indica quanto fluxos de caixa de cada ação de ações.
Ti è piaciuto questo contenuto? Se è così, condividilo con i tuoi amici e sui tuoi social network. Ricevi contenuti esclusivi ogni giorno iscrivendoti qui Google Notizie 100% gratuito e anche qui nel ns Blog Pianifica le tue finanze. Grazie!