Publicidade

O que acontece se não pagar o cartão de crédito

 

 

 

 

 

Quer saber o que acontece se não pagar o cartão de crédito? Veja a seguir o por que não fazer isso.

Muitas vantagens são oferecidas pelo cartão de crédito, seja uma vantagem de poder comprar algo parcelado ou um bem de maior valor. O cartão de crédito traz uma complementação de renda para brasileiros assalariados. 

Porém, muitos brasileiros não planejam como deveria ou surgem imprevistos financeiros e muitas vezes no final do mês são surpreendidos pela fatura do cartão, e assim muitas vezes não conseguem pagar o cartão de crédito. 

Então você pode estar se perguntando, o que acontece se não pagar o cartão de crédito? 

Anúncios

O que acontece se não pagar o cartão de crédito

O que acontece se não pagar o cartão de crédito

Assim que você atrasar a fatura do seu cartão de crédito, o primeiro ato que acontece é a instituição financeira começar fazer cobrança para quitar seu débito. 

As cobranças feitas pela instituição do seu cartão podem acontecer via ligação de celular, telefone fixo, envio de e-mails ou até mesmo mensagens de texto (SMS).

A melhor dica que podemos lhe fornecer em casos de ligações é atendê-las, já que muitas vezes em que a instituição lhe liga, pode ser para oferecer uma proposta interessante para ajudar na quitação do seu débito. 

Anúncios

Porém, caso você e a instituição não cheguem a um acordo e sua fatura continue sem pagamento, seu nome será levado para o órgão de proteção de crédito como o SPC e Serasa. Depois disso seu nome será negativado.

As instituições financeiras podem incluir seu CPF na lista de inadimplentes sempre que você tiver dívidas pendentes, é um direito total das instituições. Seu nome pode permanecer na lista de inadimplentes até que você pague o débito ou sua dívida caduque, ou seja, permanecer na lista após 5 anos.

Após esse período, seu nome será retirado dos órgãos de proteção ao crédito. 

E se você não puder pagar seu cartão de crédito por vários meses?

Algumas empresas de cartão de crédito podem não relatar contas vencidas com apenas alguns dias de atraso. Mas você ainda pode receber uma taxa de pagamento atrasado. E uma vez vencidos 30 dias, os pagamentos atrasados ​​podem ser relatados aos órgãos de proteção ao crédito.

Dependendo do seu emissor e dos termos da sua conta, o credor pode aplicar uma penalidade de taxa anual, à sua conta se já se passaram 60 dias sem pagamento.

Em geral, os emissores de cartões relatam pagamentos atrasados ​​a cada 30 dias. Os atrasos nos pagamentos são apenas um dos vários fatores que afetam a pontuação de crédito. Mas geralmente, quanto mais tarde o pagamento, pior pode ser para sua pontuação de crédito.

O que acontece se você nunca pagar seu cartão de crédito?

Quando se fala em o que acontece se não pagar o cartão de crédito, uma conta de cartão de crédito vencida há 180 dias, a administradora do cartão de crédito deve debitar a conta. Isso significa que a conta está permanentemente fechada e baixada como perda. Mas você ainda será responsável por qualquer dívida que tenha. 

Há uma variedade de maneiras pelas quais seu credor pode tentar cobrar a dívida. Algumas delas incluem o uso do departamento de cobrança do credor ou de um cobrador de dívidas terceirizadas.

Mas lembre-se de que seu nome pode ficar sujo no SPC por cinco anos. E isso pode afetar sua pontuação de crédito, e como os credores veem seus aplicativos para outros empréstimos ou cartões de crédito no futuro.

Alguns emissores de cartão podem estar dispostos a trabalhar com você se estiver tendo dificuldades para fazer pagamentos. Mas é importante entrar em contato com o emissor do cartão de crédito o mais rápido possível para que eles saibam o que está acontecendo. 

O que acontece se não pagar o cartão de crédito

Quais opções estão disponíveis se você não conseguir fazer o pagamento mínimo?

Agora que já sabe o que acontece se não pagar o cartão de crédito, para ajudá-lo a voltar aos trilhos, aqui estão algumas coisas que você pode fazer se achar que perderá um pagamento:

1. Revise suas receitas e despesas

Pode não ser fácil, mas se você conseguir reduzir algumas despesas mensais, poderá liberar dinheiro que pode ser usado para pagar pelo menos o valor mínimo devido.

Sempre tente pagar integralmente, se puder. Se você puder fazer isso até a data de vencimento, poderá evitar o pagamento de juros. Mas se você não puder pagar integralmente, pague o máximo que puder do saldo. E sempre que possível, pague pelo menos o valor mínimo até a data de vencimento.

2. Considere pagamentos automáticos

Se estiver com problemas para lembrar as datas de pagamento, tente os pagamentos automáticos. 

Quando você os configura, o emissor do cartão de crédito retira dinheiro de sua conta bancária para pagar seu cartão de crédito. Apenas certifique-se de ter dinheiro suficiente em sua conta bancária para cobrir os pagamentos.

E se preferir gerenciar os pagamentos por conta própria, considere configurar lembretes de calendário básicos em seu telefone. 

Os emissores de cartões também podem ter alertas de e-mail opcionais para lembrar os clientes de que um pagamento é devido.

3. Pergunte sobre a mudança da data de vencimento do pagamento

Se parecer que todas as suas contas vencem no mesmo dia todos os meses, ou se o seu dia de pagamento não chegar no melhor momento para cobrir todas as suas despesas, você poderá alterar o vencimento do pagamento com cartão de crédito. 

Para tentar isso, entre em contato com a administradora do cartão de crédito o mais rápido possível. Dependendo da sua situação, a administradora do cartão de crédito poderá trabalhar com você e alterar a data de vencimento do pagamento.

O ajuste pode não começar imediatamente, mas pode oferecer flexibilidade extra a longo prazo.

Você está aqui: