Saber quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito é importante para evitar cair em golpes na internet.
A seguir, mostraremos quanto tempo demora um estorno de cartão de créditoe também como pode ser feito. continue lendo.
Como usuário de cartões de crédito ou outros produtos bancários, sua capacidade de emitir um estorno é uma das ferramentas mais importantes que você tem para resolver disputas de cobrança e desfazer fraudes.
Essa é a importância de sempre comprar em lugares confiáveis, busque evitar esse transtorno para seu cartão. Agora descubra, quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito.
Quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito
Quando se fala em quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito, caso você tenha caído em um golpe ou recebido uma cobrança indevida, na maioria das vezes o estorno acontece em até 24 horas, porém esse prazo pode-se estender a até 8 dias.
Se por acaso você deseja ter o estorno por motivo de arrependimento da compra, é indispensável que saiba que nem sempre é imediato. Para casos assim, alguns dias pode ser preciso para que a situação possa ser resolvida. Casos assim podem demorar até duas faturas para serem concluídos.
Um exemplo disso é solicitar o estorno em novembro, provavelmente só será feito no mês de dezembro ou janeiro.
Vale lembrar também que caso suas compras tenham sido feitas online, o estorno pode demorar um pouco mais, pois será feita uma análise das suas condições e prazo de devolução do produto.
O que é estorno?
Estorno é uma ação tomada por um banco para reverter pagamentos eletrônicos. Envolve o estorno de um pagamento e o acionamento de um processo de resolução de disputas.
Geralmente, os estornos ocorrem entre um comerciante e um banco emissor de cartão de crédito ou um consumidor. No entanto, estornos às vezes são emitidos contra consumidores, por exemplo, no caso de um depósito incorreto em um caixa eletrônico.
Normalmente, os estornos são usados para reverter um pagamento no caso de erro de cobrança, uso não autorizado do cartão de crédito ou falha na entrega de um produto ou serviço.
Frequentemente, esse termo é usado por emissores de cartão de crédito experientes para se referir a todo o processo de contestação de uma cobrança no cartão de crédito, recebimento de um crédito em conta e devolução do valor contestado do comerciante.
Como enviar um estorno ?
Depois de saber quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito saiba como enviar um.
Para contestar uma cobrança e enviar um estorno, você deve identificar a transação em questão e trabalhar com o emissor do cartão de crédito para iniciar o processo.
Independentemente de como você iniciar sua solicitação de estorno, seu banco o orientará fornecendo as informações necessárias.
Muitas vezes, a maneira mais fácil de enviar uma solicitação de estorno é por meio do site do seu banco. Muitos bancos maiores permitirão que você inicie ou processe a maioria das disputas totalmente online.
Normalmente, você poderá contestar uma cobrança por meio da página da Web que lista todas as suas transações. Se você não conseguir encontrá-lo facilmente, pesquise nas páginas de ajuda on-line do banco por “Disputa a Estorno ” ou “Estorno”.
Embora muitos estornos possam ser iniciados online, seu banco pode exigir uma ligação telefônica para grandes estornos ou para estornos que exijam documentação adicional.
Alguns bancos também oferecem um chat online de atendimento ao cliente que pode auxiliá-lo. Dependendo da natureza de sua solicitação de estorno, a administradora do cartão de crédito pode solicitar que você também envie a documentação de suporte por correio ou por meio de um formulário em seu site.
O que acontece quando você envia um estorno ?
Quando o assunto é quanto tempo demora um estorno de cartão de crédito, depois de enviar sua solicitação, seu banco fornecerá uma confirmação por escrito de sua solicitação. Seu banco também lançará um crédito temporário em sua conta para o valor contestado ou pausar os pagamentos obrigatórios e os juros sobre o valor contestado.
Às vezes, o emissor do cartão de crédito simplesmente emitirá um crédito em conta para o valor contestado.
Isso acontece com mais frequência em compras pequenas, em que a sobrecarga de contato com o comerciante e investigação do estorno seria muito maior do que o valor da compra.
Na maioria das vezes, depois de coletar o motivo para contestar a cobrança e a documentação de suporte, seu banco enviará seu estorno ao comerciante.
Seu banco fornecerá as informações da transação, o motivo declarado para solicitar o estorno e qualquer informação de suporte que documente sua reivindicação. O comerciante e seu banco terão então um período de tempo, geralmente cerca de 10 dias, para responder à consulta do banco.
Se o estorno for aceito ou não for contestado, seu banco notificará você de que sua contestação de cobrança foi encerrada e fornecerá um crédito em conta para compensar a cobrança contestada.
No entanto, se o comerciante responder que a cobrança é válida e fornecer documentação que comprove sua reivindicação, seu banco avaliará as informações fornecidas pelo comerciante e determinará se deve emitir um crédito para a cobrança contestada.
Depois que o banco tomar sua decisão, ele fornecerá isso a você por escrito, juntamente com um crédito na conta, se sua disputa for bem-sucedida.
Se você discordar da decisão do banco, poderá enviar um segundo estorno antes de prosseguir com o processo de resolução de disputas do seu banco.