Publicidade

Quem inventou o cartão de crédito: história completa?

 

 

 

 

 

Veja a seguir, quem inventou o cartão de crédito.

A saber, devido ao uso constante e por fazer parte do universo de milhares de pessoas. Existem muitos interessados querendo saber quem inventou o cartão de crédito. Sabendo dessa realidade mostraremos como surgiu uma das formas de pagamentos mais utilizadas do mundo.

Antes de tudo, precisamos elencar que o cartão de crédito proporciona facilidades interessantes para o cliente. Nesse sentido, por ter tantas vantagens, atualmente vale relembrar a história do surgimento do mesmo. 

Quem inventou o cartão de crédito?

Primordialmente, precisamos lembrar quem inventou o cartão de crédito. Nesse sentido, o mesmo surgiu em 1946 surgiu o Charge It, que foi criado em Nova Iorque pelo bancário John Biggins. Nesse sentido, o mesmo poderia ser utilizado em diversas lojas da cidade como é utilizado atualmente. 

Anúncios

Porém, o pagamento era feito à vista sem nenhum tipo de parcela e só em lojas conveniadas aquele cartão. Assim sendo, as primeiras experiências do Charge It(cartão de crédito da época) foram positivas e evoluíram com o passar dos anos. 

Certamente, mostraremos a sequência da história do cartão de crédito. Contudo, foi através da criação do Charge It em Nova Iorque que começou o verdadeiro ponto de partida para que o mesmo se popularizasse pelo país e automaticamente pelo mundo.

Por fim, o sistema evoluído de cartões que existem hoje só é possível graças a John Biggins que instalou o sistema de compras com o cartão em lojas da cidade.

Evolução do cartão de crédito 

Anúncios

Sobretudo, a evolução do cartão de crédito aconteceu em 1958 quando Bank of America permitiu que os clientes parcelassem as compras com juros a longo prazo. Contudo, a evolução seguiu acontecendo em 1965, quando foi licenciado esse sistema de bancos da América, o movimento criou uma associação de cartões bancários que possibilitou o uso em todo o território dos Estados Unidos que se chamou Bankamericard. 

Como funciona o cartão de crédito atualmente?

A princípio, o cartão de crédito tem várias funcionalidades que deixam a vida do usuário cada vez melhor. Nesse sentido, é possível fazer compras pela internet, em lojas físicas e supermercados. Assim sendo, essa facilidade para utilizar a linha de crédito em qualquer lugar faz com que o mesmo seja indispensável no cotidiano. 

Por outro lado, é importante citar que nem todas as pessoas podem usufruir do cartão. Visto que necessita de uma linha de crédito aprovada pelo banco. Nesse sentido, o cliente deve estar com seu CPF sem restrições e ter seus pagamentos em dia com instituição financeira para conseguir ter o cartão.

Sendo assim, essa soma de fatores são pré-requisitos para conseguir ter o crédito. Contudo, vale a pena se esforçar para ter uma linha de crédito, já que é possível parcelar ou adiar um pagamento que aconteceria à vista. 

Do Charge It aos Pontos no Cartão de Crédito

Primordialmente, conseguimos perceber quem inventou o cartão de crédito e quantos benefícios foram somados com o passar dos anos. Contudo, diferente de 1946, a maioria dos cartões acumula pontos para conceder benefícios aos clientes. 

Sendo assim, o cliente efetua as compras com o cartão de crédito de maneira natural. Contudo, a cada compra efetuada são acumulados pontos. Assim, existem diversas maneiras de conseguir juntar pontos, vai depender de como o banco irá disponibilizar os mesmos.

Qual é a vantagem de ter pontos no cartão? 

A saber, os pontos no cartão de crédito ainda não valem dinheiro. Porém, pode ser compensado de outras formas como abater a fatura do cartão, comprar milhas e ter vantagens que a instituição irá disponibilizar para os clientes.

Certamente, a maneira mais vantajosa de usar os pontos do cartão é trocada por milhas. Assim as mesmas podem ser vendidas e o poderá ter um lucro real em cima dos pontos. 

Conclusão 

A princípio, citamos a questão dos pontos e vendas de milhas para mostrar como o cartão de crédito evoluiu desde 1946. Nesse sentido, deixou de ser um cartão utilizado apenas por usuários de um banco em lojas conveniadas para se transformar em um facilitador no momento das compras importantes.

Sendo assim, é sempre importante saber quem inventou o cartão de crédito. Aliás, senão fosse John Biggins não teríamos as facilidades de parcelar, comprar pela internet e ter pontos para serem convertidos em milhas aéreas. Nesse sentido, uma simples atitude transformou-se em uma forma de pagamento convencional para milhares de pessoas.

Por fim, para saber mais sobre como surgiu o cartão de crédito e outras informações do assunto, siga nossas publicações. Além disso, sempre leia esse texto quando quiser entender em que contexto a primeira linha de crédito do mundo surgiu. 

Você está aqui: